Categorias
X
    Clube do Secretariado - Identidade Visual por Ella Jardim
    Portfólio 9 de agosto de 2017

    O Clube das Secretárias é um ideia criada pela Alessandra para “facilitar a vida das secretárias na procura por empresas, prestadores de serviços, cursos e tudo relacionado ao dia a dia delas. O objetivo é ser uma referência nessas buscas, fazer parcerias, construir relacionamentos e direcionar a carreira.”

    Esse é o primeiro cabeçalho cabeçalho rotativo e talvez seja o único que eu não precise acrescentar nenhuma palavra à poesia (música) a qual me inspirei pra criá-lo.

  • Blogando 20 de maio de 2017
    Escrito por Ella Jardim

     O que blogueiras de sucesso te ensiam sobre público-alvo e leitores fiéis

    Com o tempo fui entendendo que devemos sempre aprender algo com os outros, e isso inclui o mundo da blogosfera. Vejo muitos comentários (muitas vezes maldosos) de pessoas reclamando de que a maioria do público não dá valor aos canais pequenos, somente aos grandes

    Pensa comigo. Por mais que o canal de fulano não te agrade, ele cresceu porque algo que ele tenha feito foi muito bem sucedido. Ninguém cresce do nada, ninguém ganha milhões de seguidores sem ter feito nada. Se os seguidores são fiéis, significa que o conteúdo é interessante pra algum tipo de público.

    Então o que você pode aprender com essas blogueiras que cresceram?

    As blogueiras famosas sabem quem elas são

    Por mais que Niina Secrets, Bianca (Boca Rosa), Taciele, Bruna Vieira e Rayza Nicácio se juntem pra gravar um vídeo, todas elas têm bem claro quem elas são e pra quem elas fazem conteúdo.

    A Niina faz vídeo de vlog, mas os leitores se interessam pela vida dela porque ela passa algo de valor a eles que é a maquiagem. O foco dela é a maquiagem. Ela tem o estilo mais romântico, ao contrário da Bianca que tem o estilo mais mulherão. Tendo esse estilo definido, é mais prático atingir o público dela, que provavelmente é um pouco diferente do público da Bruna Vieira, que está concentrada em adolescentes, mas que não tem a maquiagem como foco.

    Isso não quer dizer que uma pessoa que curta os vídeos da Bruna não possa curtir os vídeos da Bianca. Mas com certeza os leitores vão se identificar mais com uma delas. Eu, por exemplo, vejo alguns vídeos da Bianca, mas não sou muito chegada nas maquiagens que ela ensina. Eu gosto mais das maquiagens da Niina e da Rayza, porque me identifico mais com elas.

    Tenha definido quem você é e pra quem você escreve

    Quando eu tive meus outros blogs, eu escrevia sobre tudo. Eu não tinha uma direção, sabe?
    As pessoas entravam aqui e provavelmente pensavam, “Tá, mas quem é você? Por que você acha que vou me interessar por sua vida se você não me passa nada de valor?”

    A maior mudança na forma de pensar sobre o blog talvez tenha sido essa: as pessoas não estão interessadas em saber como foi meu dia se eu não for alguém importante pra elas.

    Eu poderia receber comentários sim me parabenizando no post onde conto minha felicidade em me formar. Mas essa pessoa não estaria de fato feliz por mim. Era só um comentário de boca pra fora.

    Tenha claro pra seus leitores quem você é, suas habilidades (com certeza você tem uma) e o que você faz por eles.

    Consegue compreender que você ter seu estilo é essencial pra identificação do seu público com você?
    É isso que irá atrair os leitores certos.

    Embora elas falem de assuntos diversos,
    elas dominam algum em específico.

    Ter um nicho definido para o conteúdo do seu blog é importante e isso fica claro nos vídeos de blogueiras de sucesso.

    A Bia mostra as viagens que ela fez, mas ela domina a maquiagem. Então quem gosta de maquiagem e se identifica com o estilo dela, vai logo pensar no Boca Rosa pra ler posts de maquiagem.

    A Rayza mostrou vídeos do casamento dela, mas o canal dela é o primeiro lugar que os leitores pensam quando o assunto é soluções para cabelo cacheado.

    Hoje todas elas variam os assuntos que compartilham pra estar mais perto dos leitores, mas você pode dar uma olhada no canal de cada uma e ver os vídeos antigos. Você vai perceber que a cada vídeo elas tinham uma solução para algo dentro do nicho delas.

    Canal da Bianca Boca Rosa - O que blogueiras famosas podem te ensinar sobre público-alvo e leitores fiéis

    Canal da Bianca Boca Rosa

    Canal da Rayza Nicácio - O que blogueiras famosas podem te ensinar sobre público-alvo e leitores fiéis

    Canal da Rayza Nicácio

    Uma blogueira/vlogueira que cresceu muito rápido é a do DIYcore. Quando eu a descobri ela tinha só 3 meses de canal. Agora ela tem 1 ano e alguns meses e milhares de vizualizações a cada vídeo (só o primeiro vídeo dela tem quase um milhão de visualizações).

    Vou te mostrar o por quê.

    O que blogueiras famosas podem te ensinar sobre público-alvo e leitores fiéis





    Todo o conteúdo dela é voltado para ajudar os leitores com problemas de decoração. A cada vídeo ela mostra conteúdo rico em informação, as quais são uma mistura da bagagem cultural que só ela teve (nem o editor da Casa & Jardim pode fazer um vídeo como o dela, porque ele não viveu o que ela viveu).

    Ou seja, quando você pensa em DIY voltado pra decoração, os leitores pensam primeiro no canal dela e estarão sempre voltando pra saber mais sobre.

    Outros exemplos

    Conheço outros blogs que cresceram justamente por ter seu conteúdo bem focado. Deixa eu te mostrar como dá certo:

    (ps: isso não é um publi. Não fui paga por nenhum desses blogs para colocar seus nomes aqui)

    Sai de Casa: blog que compartilha informações úteis pra quem decidiu ir morar sozinho.
    Marião na Europa: Mario foi morar em Dublin e agora ele mostra o dia a dia dele na Europa e ainda ensina como superar alguns perrengues, informações uteis pra quem deseja ir morar lá algum dia.
    Lomogracinha: as meninas desse blog se dedicam a mostrar conteúdo sobre fotografia analógica e digital.
    Comprando meu Apê: o blog da Bruna é todo voltado para quem decidiu morar em apartamento. Ela dá dicas que vão desde a compra do apê até organização dos ambientes.
    Serendipity: Melina é viciada em livros e por isso ela compartilha com seus leitores todos os livros que anda lendo. Mas seu estilo menininha é bem expresso em suas fotos.

    Consegue entender que essas pessoas começaram tendo um assunto específico? Elas perceberam que tinham habilidades pra algo e resolveram ajudar outras pessoas que tinham o mesmo problema que elas. Quando um leitor entra no blog/canal deles, sentem-se como se lá tivesse a solução de todos os problemas. É marcante o fato de você descobrir um lugar que você se identifica e que a cada post que lê algo mudou na sua vida.

    Se você não sabe o que fazer pro seu blog crescer,
    talvez essa seja a chave

    Tome uma direção, descubra suas habilidades e compartilhe-as com o mundo.
    Com sua vivência, o que você aprendeu e que pode ser repassada a outras pessoas?

    Você manja de maquiagem? O que você pode apresentar de diferente pros seus leitores? Quais as melhores lojas pra comprar pincéis pela sua cidade que não sejam as lojas famosas? Como posso me maquiar pra ir a uma entrevista de emprego ou pra me encontrar com o boy magia? Sou iniciante e não sei por onde começar, me ajuda?

    Você sabe muito sobre viagens? Foque seu blog pra isso. Dê dicas de como conseguir os melhores pacotes, os truques que você aprendeu pra se adaptar em lugares diferentes, faça uma série de lugares incríveis que pouca gente conhece.

    Você sempre amou pintura? Então ensine sobre como começar, bons livros pra ler, artistas interessantes pra se inspirar.

    Mostre seu trabalho, que você sabe sobre o que está falando. E não se preocupe se a blogueira tal já explicou sobre isso em vídeo. As pessoas são diferentes, a sua bagagem cultural é única. Com certeza você conhece boas ferramentas e sites incríveis que a blogueira tal não conhece. Então use suas experiências sempre a seu favor. Ajude seus leitores, inspire-os. Faça com que cada post que ele leia seja único, especial, que algo na vida dele mude com o que você escreveu. É assim que mais e mais pessoas vão se identificar com você e voltar sempre no seu blog em busca de mais posts, porque você os INSPIRA.

    E suas habilidades, quais são? O que você sabe fazer muito bem? Me conta aqui nos comentários que vou adorar te conhecer melhor! 😉

    Próximo Post:
    Post Anterior:

    Deixe uma resposta

    Seu email não será publicado.



    *

    1. Daniela Carvalho em 20 de maio de 2017

      Nossa amei seu post, bem explicativo e inspirador. E com ótimas referencias de blogs! <3

    2. Kemmy Oliveira em 22 de maio de 2017

      Adorei o blog e a postagem!
      Eu também tive vários blogs antes de me fixar com o meu atual e nunca tive foco, sabe? E quando finalmente comecei a focar em uma coisa, não era o que dizia algo sobre mim então acabei desistindo
      Finalmente, há quase 3 anos, me encontrei e encontrei meu nicho! Agora eu falo de alguns outros assuntos, mas é raro. Encontrei meu público e não quero mudar minhas postagens porque acredito que ficarão bem assim “ué que que esse post tá fazendo aqui, nada a ver” hahaha
      Adoro ver vídeos antigos de blogueiras e youtubers grandes! Isso motiva a gente, porque tem pessoas que esquecem que mesmo as maiores tiveram que começar de algum lugar

      Beijos
      Duas Leitoras – Promoção de aniversário rolando no blog! Serão 3 vencedores!

    3. Ellen Delfino em 30 de maio de 2017

      Vou te dizer: esse post disse tudo que eu precisava ler! Amei mesmo, você tá fazendo a diferença na vida de alguém, na minha! Hahaha Já tentei focar nas minhas habilidades mas sempre me perco. Iniciei meu blog faz pouco tempo e tou muito sem foco sobre o que abordar. Parabéns, muito esclarecedor!

      • Ella Jardim em 1 de junho de 2017

        Ahhhhhhhh que lindo que fiz diferença na sua vida ahahhaahahah Espero que consiga encontrar um foco e qualquer coisa pode me gritar nas redes sociais, viu? Beijos!!

    4. Regiane Ferreira em 31 de maio de 2017

      Adorei o post me ajudou bastante, agora sei que quando a gente fala de um nicho só, atraimos publico que querem aquele nicho. beijos!

    assine a newsletter e receba toda semana muito amor e dicas pra fazer seu blog crescer e deixá-lo ainda mais com sua cara, além de acesso grátis a:

  • Templates de banners
    Vários templates lindos de diversos estilos e temas pra você usar nos posts do seu blog, no Instagram e no Pinterest. É só baixar e editar!
  • E-books & Tutoriais
    Conteúdos exclusivos pra te ajudar em várias áreas do seu blog, sem contar com as listas de tutoriais e códigos pra deixar seu blog mais dinâmico
  • Gráficos diversos
    Se você acha que não tem dom pra montar elementos gráficos pra suas fotos, pode deixar comigo que eu crio e você usa ;)