Categorias
X
    Clube do Secretariado - Identidade Visual por Ella Jardim
    Portfólio 9 de agosto de 2017

    O Clube das Secretárias é um ideia criada pela Alessandra para “facilitar a vida das secretárias na procura por empresas, prestadores de serviços, cursos e tudo relacionado ao dia a dia delas. O objetivo é ser uma referência nessas buscas, fazer parcerias, construir relacionamentos e direcionar a carreira.”

    Esse é o primeiro cabeçalho cabeçalho rotativo e talvez seja o único que eu não precise acrescentar nenhuma palavra à poesia (música) a qual me inspirei pra criá-lo.

  • Blogando 29 de maio de 2017
    Escrito por Ella Jardim

    Provavelmente a página “Sobre” é a página com mais cliques, isso porque quando um novo leitor cai no seu blog vindo de alguma busca do Google ou Pinterest, por exemplo, e se interessa pelo seu conteúdo ele vai correndo para essa página para poder conhecer melhor a pessoa que está se comunicando com ele.

    Essa página pode ser considerada o portfólio do seu blog, muito útil para que novos parceiros cheguem até você e entendam o que você faz, informações importantes antes de decidirem se vão entrar em contato ou não. É lá que um visitante ou o representante de alguma empresa vão ver se o seu conteúdo é interessante para eles.

    Então se você não tem uma página “Sobre” ainda, minha dica do dia é que crie uma já!


    Já que essa é a página portfólio do seu blog, você deve caprichar para que ela passe as informações corretas sobre o que você faz. Então vou dar umas dicas do que você pode colocar nela.

    Fale um pouco de você e da sua história

    Desde já você deve criar uma conexão com seu visitante. Ele está nessa página pra isso, ele quer te conhecer. Então capriche no texto contando um pouquinho de você, o que você já fez na vida, suas conquistas, suas viagens, seus projetos etc. É legal colocar fotografias também já que elas ilustram muito bem o que as palavras estão dizendo (e quem não gosta de fotografia né?).

    Apresente seu blog e conte de que forma ele ajuda seus leitores

    Aqui é necessário você entender que é importante seu blog ter um nicho definido para que você alcance as pessoas certas e seu blog possa fazer sucesso.

    Se não consegue criar um texto para mostrar de quais formas você ajuda seus leitores com o seu conteúdo, responda as seguintes questões que talvez elas possam te ajudar:

    1. Quem são seus leitores?
    2. Como você os ajuda?
    3. O que você espera que eles encontrem no seu blog?

    Se essas perguntas parecem difíceis, então vou dar meu blog como exemplo.
    Respondendo essas perguntas as respostas ficariam assim:

    1. Meus leitores são pessoas que buscam melhorar o conteúdo e a parte visual do seu blog, e também pessoas que gostam de ler textos de reflexão sobre a vida.

    2. Uso as redes sociais para inspirar e entregar ferramentas que vão ajudar meus leitores a crescer com o blog e também divulgo meus textos motivacionais para tentar mudar, de alguma forma, o dia de alguém.

    3. Espero que aqui eles encontrem tudo que precisam pra ter um blog de sucesso, e também encotrem paz e reflexão nos meus textos.

    Viu como respondendo algumas perguntas a gente já consegue explicar melhor o que a gente faz?
    Se baseando nas suas respostas, basta organizar as informações e criar um texto com um toque pessoal.

    Explique melhor a sua forma de ajudar aos leitores

    Você ainda pode explicar melhor como o seu conteúdo é organizado no seu blog. Para isso você precisa ter suas tags e categorias bem definidas. Dai então faça uma lista das principais categorias e alguns posts dentro delas.

    Na minha página, eu coloquei dessa forma:

    A importância da página 'Sobre' e dicas de como montar a sua.

    Assim dá para visualizar e entender melhor o conteúdo do seu blog.

    Você tem uma lojinha? Vende ou disponibiliza e-books e outros materiais com informações valiosas para seu público-alvo? Então aqui é a hora de mostrar isso.

    Mas vai com calma porque a pessoa que veio parar na sua página ‘Sobre’ provavelmente não está muito interessada (ainda) nos seus produtos. Você precisa criar um laço, ela precisa se identificar com seus produtos e confiar em você.





    Então deixe algumas imagens com legendas explicativas dos produtos que você vende/deixa disponível para download.

    Responda algumas questões sobre você e seu blog

    De repente você recebe em seu e-mail algumas perguntas repetitivas então deixe na página as respostas pra essas questões.

    É interessante responder algumas coisas sobre o conteúdo do blog também.

    Por exemplo, se seu blog é sobre DIY responda onde você compra seus materiais, como e onde você tira suas fotos etc.

    Ou se você fala sobre lifestyle, você pode falar sobre a câmera que você registra seus momentos, suas lojas favoritas, seus lugares prediletos, e por aí vai.

    Tente lembrar de alguma questão interessante de algum leitor também, alguma curiosidade ou uma pergunta que você sempre quis responder. Isso ajudar a criar uma conexão com as pessoas.

    Mostre alguns posts

    Em categorias você colocou alguns posts exemplificando como você pode ajudar as pessoas que acompanham seu blog.

    Aqui você pode colocar mais alguns como os posts populares e/ou posts must read, aqueles que são importantíssimos que todo leitor do seu blog leia.

    Não exagere na quantidade de posts. 4 ou 5 já é o suficiente pra seu visitante já ter uma clara ideia do seu conteúdo, mas capriche na escolha dos posts, viu?

    E por fim, mostre como seu leitor pode te encontrar

    Eu uso as redes sociais para inspirar e entregar ferramentas importantes para os meus leitores (por exemplo, não tenho canal no YouTube, mas tenho playslist de tutoriais do pacote Adobe). Se você faz dessa forma também, você pode colocar uma listinha das suas redes sociais e dizer o que seu leitor vai encontrar por lá.

    Caso contrário, só os links de todas as redes sociais com um formulário para contato já é o suficiente. Afinal, você não quer perder esse visitante, não é?


    Então, pra não esquecer:

    A importância da página sobre e dicas de como montar a sua: checklist

    Se tiver dúvidas ou mais sugestões para a página “Sobre” deixe aqui nos comentários para ajudar outras pessoas! 😀

    Próximo Post:
    Post Anterior:

    Deixe uma resposta

    Seu email não será publicado.



    *

    1. Regiane Ferreira em 31 de maio de 2017

      Fiz agorinha e achei bem melhor até pra mim, adorei o post!!

      • Ella Jardim em 1 de junho de 2017

        Ah que bom que ficou melhor pra ti! Quando eu arrumei a minha eu comecei a entender melhor o que eu queria passar com o meu blog e me organizar melhor também 😉

    assine a newsletter e receba toda semana muito amor e dicas pra fazer seu blog crescer e deixá-lo ainda mais com sua cara, além de acesso grátis a:

  • Templates de banners
    Vários templates lindos de diversos estilos e temas pra você usar nos posts do seu blog, no Instagram e no Pinterest. É só baixar e editar!
  • E-books & Tutoriais
    Conteúdos exclusivos pra te ajudar em várias áreas do seu blog, sem contar com as listas de tutoriais e códigos pra deixar seu blog mais dinâmico
  • Gráficos diversos
    Se você acha que não tem dom pra montar elementos gráficos pra suas fotos, pode deixar comigo que eu crio e você usa ;)