Os plugins mais funcionais para o seu blog WordPress

Os plugins mais funcionais para o seu blog WordPress

12 de abril de 2020

Sem dúvidas o WordPress é uma excelente plataforma para ajudar blogueiros e empreendedores a divulgar seus negócios através do marketing de conteúdo.

Ele por si só é muito poderoso e bastante intuitivo, mas para ajudar ainda mais existem os plugins que são extensões feitas por terceiros para adicionar funcionalidades para o seu WordPress, sem precisar mexer em código.

Hoje eu trouxe uma lista de plugins muito úteis para potencializar seu WordPress:

Crie formulários com o Contact Form 7

Esse é um dos plugins mais usados para criar formulários simples em sites que usam o WordPress.

Ele é extremamente fácil de usar, além de dar uma boa gama de opções para ter um formulário bem funcional.

Com ele é possível:

  • Criar vários formulários com estruturas diferentes;
  • Adicionar vários tipos de campos como e-mail, URL, telefone, resposta longa, checkboxes e por aí vai;
  • Você também pode personalizar o e-mail que você irá receber com essas informações;
  • Personalizar as mensagens que irão aparecer quando uma pessoa preencher seu formulário como, por exemplo, mensagem de formulário enviado ou mensagem de erro.

Ele é ótimo tanto para criar um simples formulário de contato com nome, e-mail, telefone e mensagem, quanto para um formulário mais elaborado como um pedido de orçamento, por exemplo.

Aplique estratégias de SEO com o Yoast SEO

É garantido que para um blog fazer sucesso é preciso aplicar estratégias de SEO nos artigos.

Isso fará com que seu blog tenha mais chances de aparecer nos primeiros resultados de busca em palavras-chaves específicas, aumentando as chances de cliques.

Incentivo muito a quem está começando com um blog a realmente fazer um curso sobre SEO para entender melhor como funciona e quais estratégias se deve aplicar, mas é muito compreensível se você sabe o que deve fazer, mas ainda fica em dúvida.

Por isso esse plugin pode te ajudar! Ele é capaz de te apontar os lugares que você precisa dar mais atenção para melhorar o SEO dos seus artigos e aumentar as chances de uma boa colocação nos resultados de busca.

Apesar de ele ser o mais completo que eu conheço, algumas estratégias ele não consegue te mostrar como tamanho das imagens e tag ALT. Por isso, não se acomode com esse plugin e busque sempre informações seguras de como melhorar as estretágias de SEO, seja em vídeos ou até mesmo cursos online.

Crie um Calendário Editorial com o WordPress Editorial Calendar

Outro ponto importante para ter um blog de sucesso é o planejamento. Eu até já ensinei a fazer um calendário editorial, que é um planejamento mensal dos artigos que irão ao ar.

Esse plugin já cria um calendário editoral automaticamente para você conforme as datas de publicação que você configurar em cada post, o que é bem interessante para visualizar como está o fluxo de postagens.

Outra coisa bem legal é que você pode simplesmente arrastar para dentro do calendário os posts que estão em rascunho, ou então criar um novo rascunho já na data prevista para um determinado post.

Editorial Calendar: plugin de calendário editorial para WordPress

É preciso estar atento: toda vez que você coloca um post dentro do calendário, o plugin muda a data de publicação automaticamente e já deixa agendado para o post ir ao ar naquele dia. Ou seja, seu post precisa estar totalmente pronto antes daquela data, ou então irá ao ar sem revisão.

Tire seu site do ar com o WordPress Manutenção

Esse plugin é o ideal para quando você precisar fazer alguma manutenção no seu blog, como mudar de template.

Ao ativar o plugin, somente as pessoas logadas poderão ver o blog no ar.

Você tem duas opções de como seu site vai se comportar quando chegar algum visitante:

  • Você pode selecionar a página estática que já vem com o plugin (você também pode criar a sua própria página e colocar o HTML lá);
  • Ou então você pode redirecionar para uma URL específica, como uma publicação com um comunicado por exemplo.

Outra funcionalidade interessante é liberar o acesso para um determinado IP. Se você precisa que alguém que não tenha acesso ao seu WordPress visualize seu blog, basta pedir o IP dela, colocar no plugin e pronto! Essa pessoa poderá ver seu blog sem problemas.

Evite Spam com o Akismet

Quem está começando agora no WordPress vai notar que a quantidade de spam que aparece nos comentários é absurda, e apagar todos eles pode se tornar um pesadelo.

Por isso você deve instalar um plugin que vai ajudar a combater os comentários maliciosos e com spam.

O Akismet é o mais recomendado para isso. Basta instalar, ativar e ele já faz o trabalho de filtrar os comentários por você.

Deixe seu site mais rápido com o W3 Total Cache

Utilizado por mais de um milhão de pessoas no mundo todo, esse plugin é ótimo para manter seu site mais rápido.

Toda vez que seu blog abre para um visitante novo, todos os códigos para fazê-lo funcionar são carregados pela primeira vez.

Não seria melhor se na segunda vez que alguém abrisse seu site (ou até mesmo fosse para uma outra página) as informações que já foram carregadas anteriormanete estivessem salvas? Isso faz com que o carregamento da página seja mais rápido porque o navegador só irá precisar carregar itens novos, como o conteúdo de um artigo.

Os códigos referentes ao template como imagens, cores e slider já foram carregados e se repetem em outras páginas. Manter o código do seu blog no navegador é o que esse plugin faz.

Por isso que as páginas irão carregar muito mais rápido para quem já acessou o seu site alguma vez.

Crie e envie o sitemap do seu site com o Google XML Sitemaps

Não adianta aprender apenas estratégias de SEO para implementar no seu site. Se você não mostrar para os buscadores de busca (Google, Bing, Yahoo, Ask.com etc.) quais páginas você quer que ele mostre no resultado de busca, todo seu trabalho será em vão.

Plugins para WordPress: Google XML Sitemap cria um sitemap e envia para o Google

Para que seu blog comecesse a aparecer nos resultados de busca é preciso criar um Sitemap, que é um mapa do seu site com todas as páginas, artigos, categorias e tags. Você precisa enviar regularmente esse sitemap atualizado para que os mecanismos de busca possam indexar e armazenar suas informações em seus servidores.

O plugin Google XML Sitemaps faz todo o trabalho para você: cria seu sitemap e envia para os mecanismos. Você não precisa fazer mais nada. Basta instalar e ativar, e todas as páginas e artigos que você criar serão atualizados no sitemap e enviados regularmente.

Insira formulários do Mailchimp com o Mailchimp for WordPress

Uma lista de e-mails é algo valioso para o seu negócio.

Com ela você mantém contato com seus clientes, mesmo algo dando errado com suas redes sociais. Além disso, você pode aumentar as vendas e o tráfego para o seu site consideravelmente.

O Mailchimp é um dos servidores mais usados para criar uma lista de e-mails e para inserir o formulário no seu site, também existe um plugin bem fácil de usar.

Basta instalar, conectar com sua conta, selecionar a lista e em segundos você tem um formulário prontinho para usar!

Verifique os links quebrados com o Broken Link Checker

É normal, por acidente, colocar o link errado de alguma página ou então trocar a URL e esquecer de atualizar em outros artigos.

Mas isso é bem ruim para a navegação dos seus leitores, já que é bem chato você entrar em uma página com certa expectativa e não encontrar o que estava procurando.

Por isso o plugin Broken Link Checker irá checar em todos os posts os links que estão quebrados, ou seja, aqueles que não levam a lugar nenhum.

Com isso você pode arrumá-los e melhorar a vida dos seus leitores.


Plugins são realmente incríveis para ajudar na funcionalidade de um site, mas aqui estão duas coisas que você precisa saber:

Boa parte dos plugins adicionam automaticamente novos códigos ao seu template para que ele funcione corretamente, isso faz com que tenha ainda mais coisas para carregar ao abrir seu site, resultando em um blog mais lento. Por isso é importante instalar somente os que forem realmente úteis para você.

Não vai mais usar determinado plugin? Não tenha medo de excluir da sua lista.

Existe sim a possibilidade de ter plugins infectados por vírus, por isso, ao buscar um plugin verifique sempre a quantidade de instalações e referências sobre ele no Google. Não se preocupe porque os plugins indicados aqui são todos confiáveis, viu?

E você, tem algum outro para indicar? Deixe nos comentários!

Apaixonada por artes e formada em design, há cinco anos ajudo empreendedoras a darem vida aos seus projetos através do web design e do design gráfico.


Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.


*

Últimos Projetos

  • Conversando com a Lua

    Blog com identidade visual
  • Hellen Albuquerque

    Mídia Kit
  • Retrato do Mundo

    Blog com identidade visual
  • Vértices Atelier

    Identidade Visual, Site
  • Ver Portfólio

    Dicas e Tutoriais

    Conheça o blog

    Conteúdo exclusivo para sanar suas dúvidas sobre criação e manutenção de sites, empreendedorismo e marketing digital.

      Design Moderno e Feminino

      Pronta para dar vida aos seus projetos com um design único, moderno e encantador?

      Peça um orçamento:
      Identidade Visual Web Design